Grupo terapêutico Travessia

Há fases na vida em que nos sentimos perdidas, confusas, sozinhas, tristes, sem rumo e até mesmo sem personalidade. Ficamos desconectadas de nós mesmas, vivendo no piloto automático e acumulando uma série de insatisfações. 

Se você se sente assim, eu te convido a fazer Travessia…

Fazer travessia é atravessar, colocar-se em movimento. Sair de um lugar e ir para outro. Reconhecer o ponto de partida e o de chegada. Sem pressa, ir se afastando daquilo que ficará para trás, com paciência no processo e esperança de alcançar o novo. Aprofundar-se no silêncio e na contemplação, mergulhar na imensidão de si mesmo; se autoconhecer. Olhar-se na água como em um espelho; se reconhecer. Com calma, apreciar a viagem.

Encarar a imensidão e amplitude de si, do outro e do mundo nem sempre é fácil. Deixar algo para trás e nos lançarmos rumo ao novo também nos custa e amedronta. Por isso, é bom ter companhia! Toda viagem fica mais segura, divertida e leve quando tempos apoio. Sabemos que as travessias abarcam uma série de surpresas e até eventuais tempestades. Mas a beleza da jornada, o esforço e a conquista de chegar até a outra margem fazem valer a pena.

Fazer este movimento de atravessar não é simplesmente ficar sentado na proa do barco deixando o vento conduzir a embarcação. É preciso remar e aprender a navegar o seu próprio barco. Toda travessia é revigorante quando nos leva a deixar para trás o que não nos cabe ou o que não nos faz bem, rumo a alcançar uma melhor versão de nós mesmos.

Venha comigo nesta jornada emocionante e restauradora!

Comentários de quem já participou

“Participar do grupo Travessia foi um carinho de Deus para mim, agradeço e já estou com saudades. Foi um divisor de águas, minhas sexta-feiras já não serão mais as mesmas. Rayhanne, já fiz muitas terapias, com diversas profissionais, nenhuma foi tão boa! Amei! Super recomendo!!”

(Vanessa Pereira)

“Ray, a sua leveza, sensibilidade e, ao mesmo tempo, profundidade em abordar os temas tratados no Grupo Travessia foram essenciais. Conforme os temas eram apresentados, senti como se uma venda estivesse sendo tirada dos meus olhos. Em alguns momentos, foi difícil também, afinal, encarar nossas verdades nunca é fácil, mas com a generosidade de todas as participantes do grupo esse processo pode ser mais leve. Obrigada por tudo. Peço a Deus que abençoe sempre você e a sua jornada. Até breve!”

(Clicia Silveira)

“Foi uma experiência maravilhosa conhecer mulheres tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximas em seus dilemas e dúvidas. Uma sensação de pertencimento e de que não estamos sozinhas nessa travessia tão bonita que é a vida. Os temas abordados foram muito pertinentes, os Cadernos Terapêuticos com conteúdo excelente e a Rayhanne uma terapeuta atenciosa e sempre com considerações enriquecedoras.”

(Isabel Margarido)

“Entrei no Travessia sem ter um porto de destino. Aqui consegui divisar as direções de rotas que estavam submerssas na neblina e, principalmente, meios para não afundar entre portos. Mas o mais incrível foi como feridas que mudaram minha vida radicalmente, foram cutucadas (sem querer) e consegui compreender melhor o que aconteceu e, dessa forma, consegui caminhar mais nesse processo de cura que eu nem achava mais que precisava. Para mim foi não apenas Travessia, mas Cura também.”

(Maria Paula)

“Acredito que participar do grupo foi um apoio para viver a minha travessia atual. Aqueceu o coração e trouxe novas perspectivas. Só tenho de agradecer.”

(Carolina Viana)

^Entao, eu gostei muito. Amei. Foi um privilégio. É bom estar perto de você. Você é amável! Continue nos inspirando. É estranho, porque eu sinto como se amasse você. Mas não te conheço tanto. Então deve ser um sentimento de gratidão profundo pelo que você me proporcionou internamente, atravessar em tantos sentidos. E por ser algo tão diferente, chega a ser artístico. É uma forma de ajudar diferente de dar dinheiro, dar comida. Você se deu. Eu amei. Eu aprendi, me motivei, me inspirei. Saldo geral positivo! Obrigada!”

(Carla Batista)

“Fui para o Travessia simplesmente por laços humanos… Não, eu não enxergava “UM PROBLEMA, UMA DOR” que me levasse para um grupo terapêutico . Entrei no Travessia para poder ficar mais perto de você 🙈, te olhar mais de perto rs (te admiro demais). Porém , no decorrer do grupo, alguns assuntos surgiam, e situações já vividas vinham nos meus pensamentos, e , eu expunha algumas delas no grupo. E assim, na minha fala, fui me dando conta que de fato , eu não tinha um Problema, mas vários “probleminhas”, coisinhas que ainda não estavam tão resolvidas como eu achara. No Travessia eu pude falar dos meus incômodos, pequenas coisas, sem me sentir julgada, pois Uma ou outra das tripulantes, incluindo você , de alguma forma faziam eu me sentir ouvida , e ter meus sentimentos validados. Acabei o Travessia sentindo-me mais leve, segura para confiar em mim mesma, nas minhas capacidades, e assim continuar a atravessar outros mares. Ops: e mais encantada com você 💖 Obrigada! Obrigada!”

(Edna Silva)

“Para mim, a experiência do grupo Travessia foi maravilhosa! Foi uma oportunidade de sair do piloto automático e buscar um tempo para cuidar de mim. Um tempo que há anos não tirava. O caderno terapêutico é um presente para nós! Primoroso, e um excelente apoio nessa caminhada. Foi ótimo contar não só com o grupo de partilha, mas também com ele. É um instrumento que levarei para outros momentos da minha vida, com certeza! Participar desse encontro de almas foi uma grande graça, e que bom foi participar dele ao lado de mulheres tão incríveis, e histórias únicas que ao mesmo tempo se entrelaçam com a nossa. Sei que estou apenas começando, mas que bom que o meu barquinho atracou nesse porto. E, com o término dessa jornada, já estou animada para me lançar em outros mares. Muito obrigada pela oportunidade Ray!” (Camila Cavalcanti)

“No grupo travessia pude conhecer uma nova forma de avaliar o mundo e as diferentes situações. Percebi como vidas tão diferentes acabam de alguma forma se conectando e entendi que nem sempre teremos respostas para tudo mas que podemos lidar de forma melhor com a situação que muitas vezes nos questiona. Ver a vida de outras pessoas e suas particularidades me fez enxergar vidas reais num mundo de tanta vida perfeita da rede social. Sanei algumas dúvidas , surgiram novas pelo caminho . Consigo entender agora pq é uma travessia, na verdade nunca acaba, pois sempre estaremos nos renovando ,mas tem um início que foi neste grupo.”

(Letícia Castro)

O que é?

Travessia é um Grupo Terapêutico psicoeducativo e de mútua ajuda para mulheres.

Os grupos terapêuticos são uma forma possível de psicoterapia que oferece a oportunidade de viver um processo terapêutico em conjunto com um grupo de pessoas que partilham o mesmo tipo de dificuldades, facilitando uma maior identificação com a temática explorada e a possibilidade de receber apoio e encorajamento dos membros do grupo.

Vantagens:

– Conhecer outras pessoas que partilham das mesmas dificuldades, que têm as mesmas dúvidas e que sentem os mesmos receios pode ser reconfortante e aliviar a sensação de estranheza por se sentir diferente ao pensar que é a única pessoa a passar por determinada dificuldade.

– Partilhar dificuldades com um grupo comum estimula o crescimento em conjunto e oferece a possibilidade de cada elemento servir de modelo para os outros. Acompanhar a evolução de cada pessoa, as suas lutas, as estratégias que cada um encontra para superar dificuldades, as suas conquistas, promove a sensação de esperança em relação à possibilidade de recuperação.

– É um ambiente de sigilo e respeito, seguro e controlado, no qual se pode fazer experiências, expressar ideias e sentimentos que se mostrariam bastante mais difíceis de compartilhar e pôr em prática no mundo exterior.

 

Quem pode participar?

– Mulheres casadas;

Como funciona?

Através da psicoeducação, da partilha e interação entre os participantes e das intervenções da terapeuta. Os encontros envolvem a dinâmica da partilha pessoal, auxílio mútuo entre as participantes e intervenções profissionais por parte da terapeuta. Cada encontro possui uma temática pré selecionada e é precedido pela leitura psicoeducativa + exercícios do caderno terapêutico. Os encontros não ficam gravados por uma questão de ética de sigilo terapêutico. 

  • – São 4 encontros semanais online de 1h30min através do Google Meet + encontro de abertura e encerramento.
  • – Cada encontro apresenta uma temática pré-selecionada;
  • – Os encontros serão às sextas feiras, das 20h às 21:30h;
  •  – Este grupo começará em Fevereiro de 2024.
 
 

O que será abordado?

Essas são as temáticas dos encontros:

  1. 1) Saúde corporal, mental e emocional
  2. 2) Relacionamentos
  3. 3) Trabalho e tecnologia
  4. 4) Quem sou eu e o sentido da vida

Bônus

  • – Cada participante receberá um Caderno Terapêutico para ajudar em seu processo de Travessia;
  • – Ingressará em um grupo privado para comunicação.

Investimento

O investimento total é de 300 reais. 

Pode ser pago por PIX ou link de pagamento (caso queira utilizar cartão de crédito e parcelar).

Vamos juntas nesta travessia!